Aula II: Globalização neoliberal e o capitalismo tardio: pobrezas, desigualdades e dominações
Após leitura do texto obrigatório e texto de apoio,o debate foi mantido nas ideias centrais de cada texto. A veracidade do primeiro tem como base crise econômica de 2007 analisando a sociedade norte- americana e como os ricos ficavam quase 2 mil vezes mais ricos que aqueles na faixa dos 50% da faixa inferior da escala. Deixando evidente que qualquer crise tem caráter seletivo ao atingir a maior parte mais pobre da população. Nesse sentido a globalização ajuda a quem de fato? já que o subalterno fica a mercê do que lhe é concedido a partir do que o capital lhe proporciona para que esse fique estagnado em sua posição.
Nas sociedades subdesenvolvidas o senário é ainda pior. como relatado no segundo texto de apoio, os investimentos de mercado vão em detrimento as questões ambientais. A investida de empresas em espaços menos organizados gera uma série de pressões salariais, educacionais, entre outros que colaboram para a mão de obra barata e decréscimo significativo na qualidade de vida do cidadão. O modo como isso é tratado e retratado no cenário nacional e internacional, afeta toda uma demanda de deveres e poderes do individuo que acaba fazendo parte de uma sociedade corrompida e desigual. A redução de investimento público e privatização de estatais e a seguir o aumento significativo dos impostos acaba por deixar uma população cada vez mais perdida e desqualificada a beira da marginalização. As questões que surgem acabam por ficar cada dia mais difíceis de responder e as soluções acabam por ficar em ultimo plano.
Simone: apesar de anunciar um blog "amargo" você escreve com "doçura". Com clareza disseca o que estuda e debate e sintetiza muito bem.
ResponderExcluir