Contribuições de Boaventura
Esse autor defende que vivemos em um momento de transição entre o paradigma da
ciência moderna e um novo paradigma emergente: o da ciência pós-moderna, a partir da
constatação de que a modernidade não cumpriu as promessas que fez em relação aos grandes problemas da humanidade. Na pós-modernidade, as práticas consideram a diversidade, a multiplicidade e a heterogeneidade dos fatos e dos sujeitos que as compõem. O autor denomina a razão predominante na modernidade de razão indolente, preguiçosa e sugere a superação desse modelo de razão metonímica, proléptica e arrogante por uma razão
cosmopolita. Essa nova razão tem como princípios fundantes a sociologia das ausências, a
sociologia das emergências e o trabalho de tradução. Boaventura nos convoca a ações não
conformistas e “rebeldes” como caminho para ações transformadoras e democráticas como elemento determinante das possibilidades de democratização da sociedade. Em educação, a perspectiva dos currículos pensados auxilia a pensar a emancipação por meio
dos processos educativos fundados na diversidade, na multiplicidade e na solidariedade.
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