Aula VI: Universidade: modelos, alcances e limites — para onde vamos / queremos ir?
Os caminhos da universidade moldados e desmoldados por universitários e a intervenção de novos cursos nos moldes de pensamento influenciaram grandes revoltas e soluções em diversos âmbitos sociais, educacionais e estruturais no modo de se pensar e viver. a grande questão gira em torno do que fazer ao terminar um ciclo e iniciar outro em uma área já fomentada e estruturada a ponto de não mudar em função da programação continua que esse ambiente já vivencia?
o modelo de estrutura da ufsb vai contra a esse quebra cabeça tão bem delimitado e estimula o aluno a ir além do que se determina. mesmo com algumas "crises" internas, seu modelo deixa o aluno confortável o suficiente para escolher sua demanda.
Os meios para se alcançar o sonho do nível superior se torna mais viável, mas ao mesmo tempo em que a formação se faz necessária a evasão acaba por ser maior devido a problemas pessoais e financeiros. Para onde queremos ir hoje vai muito além das analises de 10 anos atrás, o medo das incertezas que um diploma ainda traz ao jovem torna seu ambiente inapto na teoria e a prática acaba por ser muitas vezes inviável no que diz respeito ao sonho de atuar na sua área de formação.
estruturas precisam ser revistas e o leque de opções deve ser aberto novamente.
Comentários
Postar um comentário